06/03/21

Dragões Diário 06-03-2021

Eu acredito, nós acreditamos, vamos à luta. Foi assim que Sérgio Conceição deu o mote para o jogo de mais logo que opõe o Gil Vicente ao FC Porto (18h, Sport TV.1). Na véspera do encontro da ronda 22, o treinador campeão nacional afirmou que não olha para o segundo lugar, mas sim para o primeiro. Para lá chegarem, os Dragões vão a Barcelos à procura de ganhar, que é o mais importante, e só depois disso é que começam a pensar no jogo seguinte, explicou o mister.
 
Confrontado com um possível desgaste psicológico dos atletas, Sérgio Conceição fez questão de vincar: Nesta época marcada pela covid-19, esse cansaço mental não existe. As pessoas que estão doentes, os familiares que perdem pessoas, tanta gente com dificuldade ao fim do mês para pagar contas, para comer… aí é preciso força mental. Nós temos o privilégio de fazer o que gostamos, somos pagos para isso, e bem pagos. Tenho dificuldade em entender esse cansaço mental, vamos para qualquer viagem num avião privado, temos um autocarro com todo o conforto e hotéis excelentes, acrescentou.
 
Este clube, com este símbolo que merece todo o respeito do mundo, é um clube que nos permite estar na maior competição de clubes do mundo, que é a Liga dos Campeões. Quem tiver cansaço mental não pode representar um clube como o FC Porto, é impossível, concluiu o timoneiro portista pouco depois da derradeira sessão colectiva no Olival, na qual Mbemba (em tratamento) não participou. Assim sendo, o congolês é baixa confirmada para o embate desta tarde.
 
A nossa equipa de basquetebol voltou às vitórias em Aveiro. Na primeira jornada do fim de semana,  os azuis e brancos venceram no reduto do Esgueira pela margem mínima (73-72) e somaram mais dois pontos na perseguição à liderança. A dez segundos do apito final, o FC Porto perdia por um. Contudo, a jogada desenhada por Moncho López durante o desconto de tempo funcionou na perfeição e Eric Anderson Jr. só teve de afundar para garantir um triunfo fora de portas. Segue-se a recepção ao Sporting, actual primeiro classificado (amanhã, 18h30).
 
Aos 31 anos, Márton Székely é reforço para a baliza do FC Porto até final da temporada. Internacional magiar em mais de meia centena de ocasiões, o guardião ex-Veszprém muda-se para a Invicta no dia em que a EHF elegeu uma defesa do agora companheiro Nikola Mitrevski para o top-5 da semana. Já António Areia viu um dos sete golos que assinou contra o Elverum ser considerado o melhor da jornada europeia de andebol.
 
Nasceu o FC Porto Football Sciences Institute. A mais recente aposta do clube no âmbito da formação é direccionada a treinadores, alunos de ciências do desporto e outros interessados em adquirir conhecimentos em treino de futebol. Para Jorge Nuno Pinto da Costa, o FC Porto tem um know-how riquíssimo no futebol, fruto de todos os que aqui trabalham e que trabalharam, que trouxeram, partilharam e levaram conhecimento. Daqui em diante, essa sabedoria será partilhada com todos aqueles que o desejem.

Sem comentários: