03/03/21

Dragões Diário 03-03-2021

A Nação Porto despediu-se pela última vez de Alfredo Quintana. Ao final da manhã de ontem, largas dezenas de pessoas acudiram às imediações do Dragão Arena para prestarem a derradeira homenagem ao eterno número 1 do andebol azul e branco. Familiares, amigos, companheiros, atletas de outras modalidades, dirigentes, equipas técnicas, adversários e adeptos… muita gente fez questão de marcar presença no aplauso final ao saudoso guardião.
 
Quem o conheceu de perto, como o antigo colega de equipa e treinador Ricardo Costa, relembrou que o Alfredo era alguém quase imortal, que amava o FC Porto e que queria ficar no clube para sempre. Entre muitas lágrimas dos presentes, Jorge Nuno Pinto da Costa, o irmão Victor Iturriza e os capitães Reinaldo García, Miguel Queiroz e Tânia Oliveira depositaram coroas de flores junto do nosso querido Quintana. Um Homem gigante que desapareceu fisicamente, mas que jamais será esquecido. Até sempre, Alfredo!
 
Antes disso, no Olival, Sérgio Conceição projectou o jogo desta noite frente ao SC Braga (20h15, TVI/Sport TV.1). Como o próprio técnico fez questão de referir, o FC Porto quer fazer um bom jogo e estar novamente na final da Taça de Portugal. Para isso, os portistas terão de eliminar uma equipa muito bem trabalhada, com um excelente treinador e com jogadores acima da média que fazem parte de um clube grande, considerou o detentor dos três maiores troféus do futebol português.
 
Em conferência de imprensa de antevisão da segunda mão das meias-finais da Taça - e questionado sobre a densidade competitiva dos dois conjuntos que se defrontam mais logo no Estádio do Dragão -, Sérgio Conceição salientou que jogar em igualdade é ter o mesmo tempo de descanso e o mesmo número de jogadores em campo. É importantíssimo discutir a calendarização, mas não só, avisou o Mister, antes de alertar para a necessidade de haver uma reflexão por parte de toda a gente sobre“o tempo útil de jogo. É muito importante falar sobre isto, para haver competitividade em Portugal e para fazermos boa figura nas competições europeias, realçou o nosso timoneiro.
 
Na derradeira sessão colectiva antes da recepção ao SC Braga, Mbaye continuou a realizar somente exercícios de treino condicionado. Por sua vez, a dupla de capitães Pepe/Sérgio Oliveira fez apenas tratamento e trabalho de ginásio e, segundo Sérgio Conceição, a disponibilidade de ambos ficará mais clara com o passar das horas. Já Marcano poderá ir para estágio, porém o ritmo competitivo do espanhol ainda é baixo, explicou o treinador azul e branco.
 
A caminhada que todos esperamos que só termine no Jamor arrancou na outra margem do Tejo. Em Novembro do ano transacto fomos ao Barreiro vencer por 2-0 no início defesa do título na Taça de Portugal. À chilena de Toni Martínez seguiram-se golos de Mehdi Taremi e companhia frente ao Fabril, ao Tondela, na Choupana, em Barcelos e em Braga. Recorde todo o percurso do FC Porto na prova rainha na FC Porto tv, inclusive a inédita expulsão de Luis Díaz por rematar à baliza.
 
Entretanto já foram definidos e comunicados os horários para as rondas 23 e 24 do campeonato. Ontem, a Liga Portugal divulgou que o FC Porto-Paços de Ferreira terá lugar num domingo, 14 de Março, às 20h. No sábado seguinte, dia 20 de Março (18h), os campeões nacionais viajam até ao Algarve para defrontar o Portimonense.

Nelson Puga é o primeiro protagonista de Retratos do Novo Mundo, uma série que retrata as consequências da covid-19 no universo azul e branco. No episódio de estreia, o director do Departamento de Saúde do FC Porto destaca as palavras informação e verdade como essenciais no combate ao vírus e relata os novos procedimentos adoptados pelo plantel dos Dragões, que alterou radicalmente a rotina desde o início da pandemia. Para ver, diariamente, no Universo Porto Jornal (22h) ou na sua FC Porto TV. Amanhã o convidado será Eduardo Oliveira, fisiologista da nossa equipa de futebol.

Sem comentários: