14/04/20

Dragões Diário 14-04-2020

38 dias depois do último jogo e 33 após a despedida do Olival, continuamos todos em casa – ou, para utilizar a linguagem-padrão destes tempos, permanecemos em confinamento. E, por isso, a FC Porto TV e as outras plataformas de comunicação do nosso clube continuam a servir-lhe diariamente o FC Porto em casa.
 
Ontem os convidados foram Celso e Paulo Futre, dois campeões europeus em 1987, mas o ponto de partida da conversa não foi Viena, foi Setúbal, onde um ano antes o esquerdino tinha marcado o golo que colocou o FC Porto na frente do campeonato a uma jornada do fim – sim, foi o jogo que recordámos no Aconteceu de ontem.

Para Futre, que até podia ter passado a bola a Madjer na jogada do 1-0 – e normalmente dava, mas tive confiança –, esse foi um dos dias mais felizes da carreira, por quase decidir um título. Celso recordou que até jogou com dificuldades físicas, mas valeu a pena, porque tardes daquelas não se vivem muitas vezes. 
 
E houve muito mais. Houve a expulsão de Celso num jogo na Luz em que Futre até marcou, houve uma vitória em Alvalade com um excelente golo do central, houve Viena, claro, houve um famoso Porsche amarelo e houve vermelho, cor que o brasileiro, garante, nunca mais vestiu.
 
No desporto adaptado, a rotina dos treinos foi quebrada a 10 de Março, mas dois dias depois as equipas já tinham alternativas a funcionar. Joana Teixeira, responsável pela secção, falou com a FC Porto TV e explicou que bastava uma semana em que os atletas estivessem parados para deitar abaixo meses de trabalho. Por isso, estes tempos têm sido ricos em videochamadas, treinos conjuntos à distância e debates tácticos online.

Sem comentários: