14/09/17

Dragões Diário 14-09-2017

Foi azeda a estreia do FC Porto na edição de 2017/18 da Liga dos Campeões. O Besiktas foi ontem uma equipa suficientemente fria para, com menos remates (12 contra 18), menos tiros à baliza (cinco contra quatro, a que se junta uma bola atirada por Óliver ao poste) e menos posse de bola (51% para os Dragões), conseguir gelar o Dragão e arrancar uma vitória por 1-3. Os golos turcos foram marcados por Talisca (13 m), Tosun (28 m) e Babel (86 m); o tento azul e branco resultou de um desvio de Tosic em direção à própria baliza (21 m).

Sérgio Conceição reconheceu que a entrada da equipa em campo não foi boa, mas registou que o jogo foi equilibrado durante a maior parte do tempo: Penso que entrámos mal no jogo, mas aqui o treinador sou eu e assumo essa responsabilidade. Faltou-nos agressividade na primeira fase de construção de jogo do Besiktas. Eles marcaram o primeiro golo, nós reagimos bem, fizemos o empate e depois disso tivemos oportunidade de fazer o 2-1, o que tornaria tudo muito diferente. Entrámos na segunda parte modificando uma ou outra situação, encostámos o Besiktas e depois na parte final aconteceu o terceiro golo deles, que matou o jogo. Para o treinador azul e branco, um mau arranque na Liga dos Campeões não compromete o futuro dos Dragões na competição: Nada está perdido, pois o Leipzig e Mónaco empataram e está tudo em aberto.

O avançado Soares considerou injusta a derrota azul e branca: O resultado é mentiroso tendo em conta aquilo que fizemos. Com os golos sofridos as coisas tornaram-se mais difíceis, mas criámos boas oportunidades que infelizmente não conseguimos concretizar. O central Felipe também destacou a qualidade exibida na segunda parte e a possibilidade de nos próximos jogos ser superada esta entrada negativa: Não fizemos um mau jogo. Estivemos por cima, sobretudo na segunda parte, mas faltou um maior aproveitamento das oportunidades e mais agressividade, nomeadamente na primeira parte. Foi o primeiro jogo e continua tudo em aberto. Temos de reagir e lutar pela qualificação.
 
Esta noite triste para todos os portistas teve pelo menos um aspecto positivo: o reencontro, no Estádio do Dragão, de Pepe e Ricardo Quaresma com a comunidade azul e branca. O respeito e o carinho mútuos entre estes jogadores e os adeptos do FC Porto resiste ao passar dos anos e às mudanças de clube dos atletas. No final do jogo, o extremo que tanta magia espalhou, ao longo de vários anos, naquele relvado, não escondeu as emoções que este regresso lhe suscitou: Foram os piores 90 minutos da minha carreira. Serei portista o resto da minha vida.

O plantel principal do FC Porto regressa ao trabalho esta manhã, no Olival, já com o difícil jogo da sexta jornada frente ao Rio Ave (domingo, às 18h00) no horizonte. A equipa de arbitragem dessa partida será liderada pelo internacional Jorge Sousa, que contará com a assistência do videoárbitro Luís Godinho.

Os sub-19 do FC Porto estrearam-se na UEFA Youth League com uma vitória por 5-1 frente ao Besiktas. Os golos dos Dragões foram marcados por Jorge Teixeira (31m), Paulo Estrela (32m), Madi Queta (65m), Diogo Dalot (70m) e Diogo Queirós (79m). No final, José Semedo, que substituiu o castigado João Brandão no banco, era um treinador satisfeito: A equipa está de parabéns, pois fez uma grande exibição. Soube manter o controlo do jogo em todos os momentos, inclusive em inferioridade numérica. Tivemos oportunidades para fazer mais golos, mas é uma vitória que não deixa dúvidas.

Sem comentários: