10/09/17

Dragões Diário 10-09-2017

Uma boa segunda parte e uma notável eficácia foram as chaves que conduziram o FC Porto, ontem à noite, ao lugar cimeiro do campeonato. Após um primeiro tempo menos inspirado, uma entrada em grande estilo na etapa complementar assegurou que os três pontos ficavam no Dragão, graças aos golos dos avançados Aboubakar (49’), Soares (86’) e Marega (89’). Com este triunfo, os azuis e brancos confirmaram a melhor entrada na liga desde a época 2010/2011: cinco jogos, cinco vitórias, quinze pontos, doze golos marcados, zero sofridos.

Sérgio Conceição não teve qualquer problema em reconhecer que o triunfo de ontem teve tanto de justo como de difícil: “Já sabia que ia ser difícil. Apesar de numa oportunidade o Chaves ter podido empatar o jogo, penso que é uma vitória justíssima do FC Porto, até porque nós também desperdiçámos algumas”. O treinador azul e branco deixou ainda alguns reparos às arbitragens desta época e à atuação dos videoárbitros em diversos campos portugueses: “Estou-me a lembrar que no segundo golo do Braga contra o Benfica não houve videoárbrito, nem linhas, e neste jogo [Benfica-Portimonense] houve. São as tais diferenças de critério. Não fico satisfeito quando estes erros afetam a nossa equipa e nós já tivemos quatro situações de penáltis claros, ditas no dia seguinte por ex-árbitros, em que não houve dúvida ou intervenção de videoárbitro. Há muita coisa a melhorar, mas nós esperemos que seja cada vez melhor”.

Exatamente um mês após ter-se lesionado no jogo da primeira jornada frente ao Estoril, Soares regressou ontem aos relvados e não demorou muito a deixar a sua marca, com um golo marcado na recarga de um penálti. No final da partida, mostrou-se “muito feliz pelo golo e mais ainda pelos três pontos” e apontou já ao jogo da Liga dos Campeões frente ao Besiktas: “agora é descansar e pensar na Champions, que é uma grande competição.” O central Felipe também deu voz à satisfação do plantel, reconhecendo a qualidade do adversário e a importância de marcar nos momentos certos: “Sabíamos que o Chaves tinha qualidade e o nosso conhecimento sobre eles acabou por nos ajudar. Marcar o golo a abrir a segunda parte foi importante”. O médio Danilo também abordou as dificuldades desta partida e o mérito da equipa ao ultrapassá-las: “Os números não transmitem o que se passou em campo. Foi um jogo muito difícil, frente a uma equipa muito boa, que teve um desempenho muito bom. A defesa deles esteve muito bem até fazermos o primeiro golo. Depois desbloqueámos o jogo e correu tudo de feição”.

O campeão turco visita o Dragão na próxima quarta-feira, no jogo inaugural da 22.ª participação do FC Porto na Liga dos Campeões, e por isso a equipa regressa ao trabalho ainda hoje. A sessão de treino no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia decorrerá à porta fechada.

O aniversariante Danilo Pereira foi ontem distinguido pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais como membro do onze ideal da época 2016/17, numa cerimónia simbólica que antecedeu o jogo frente ao Desportivo de Chaves. Através desta ligação, poderá recordar alguns dos melhores momentos do campeão europeu de seleções na temporada passada. Na mesma altura, também o extremo Hernâni foi premiado como autor do golo do ano, marcado enquanto esteve emprestado ao Vitória de Guimarães pelo FC Porto.

O FC Porto B venceu ontem por 2-1 na visita à Oliveirense, em jogo da sexta jornada da Ledman Liga Pro. André Pereira e Galeno assinaram os golos da equipa de António Folha, que no final da partida reconheceu as dificuldades enfrentadas e sublinhou o mérito dos seus atletas: “Sabíamos que ia ser difícil. Estávamos preparados, entrámos bem no jogo, fizemos um golo e depois disso até acho que deveríamos ter controlado ainda mais o jogo. Eles conseguiram reagir, mas nós conseguimos ficar em vantagem uma segunda vez e segurar os três pontos, que é o mais importante”.

A equipa de sub-19 mantém o pé no acelerador e soma por vitórias todos os jogos disputados esta temporada. Ontem foi o Vitória de Guimarães que perdeu por 3-1 no Olival, tendo os golos portistas sido marcados por Jorge Teixeira e Junior Maleck, que bisou. Na próxima jornada, a equipa de juniores A desloca-se ao terreno do Leixões.

Três jogos, três vitórias para os sub-17. A ‘vítima’ de ontem foi a Académica de Coimbra, que foi goleada por 6-0 no Estádio de Pedroso. Duarte (com um bis), Fábio (com outro bis) e Edgar marcaram os golos da equipa treinada por Mário Silva, que lidera em igualdade pontual com o Boavista, adversário na próxima ronda da série B da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores B.

À segunda jornada do campeonato, a equipa de andebol saiu ontem derrota da partida disputada frente ao Madeira SAD, no Funchal. 29-25 foi o resultado de um jogo que teve o portista Miguel Alves como melhor marcador, com oito golos.

Foi por muito pouco que Portugal não se sagrou ontem campeão mundial de hóquei patins: a seleção nacional foi derrota nos penáltis (2-1) após um empate a três frente à equipa espanhola. Os três golos marcados pelos hoquistas portugueses foram assinados por atletas do FC Porto: Hélder Nunes, que bisou, e Gonçalo Alves.

Sem comentários: