23/01/13

Antevisão do V. Setúbal - FC Porto

O treinador do FC Porto mostrou-se "preocupado" com "determinados critérios" na amostragem de cartões, na antevisão do encontro de quarta-feira em Setúbal, que fecha a primeira volta da I Liga de futebol.
Vítor Pereira analisou lances que envolveram Fernando (FC Porto), Matic (Benfica) e Paulo Vinícius (Sporting de Braga), em jogos da última ronda, e afirmou que "à vista desarmada, os critérios foram diferentes".
Fernando viu face ao Paços de Ferreira o quinto amarelo na prova, não podendo defrontar os sadinos, Matic não foi admoestado em Moreira de Cónegos e pode jogar na próxima ronda com o Sporting de Braga, que, por seu lado, perdeu Paulo Vinícius por culpa de um vermelho direto na receção ao Vitória de Setúbal.

Vítor Pereira considera que o registo de 50 vitórias como treinador do FC Porto, alcançado diante do Paços de Ferreira, pouco significado terá se, no final da época, os azuis-e-brancos não conquistarem qualquer título.
«Corro atrás de títulos, é esse o objetivo com que trabalho e trabalhamos no clube. São os títulos que fazem a diferença nos currículos dos treinadores e dos jogadores. Se não valerem títulos, essas marcas de pouco adiantam. O que interessa é chegar ao final da época com títulos conquistados, é para isso que trabalhamos todos os dias», frisa.

Vítor Pereira não fecha a porta a novas entradas e saídas de jogadores no plantel do FC Porto até ao encerramento do mercado de inverno, no próximo dia 31.
«Esta semana, houve um treino em que tivemos dois plantéis. É muita gente disponível. Não posso dizer, com rigor, com quantos jogadores vou ficar a trabalhar. O mercado ainda está aberto, há sempre a possibilidade de saídas e entradas», aponta o treinador dos azuis-e-brancos.
«Depois, tenho sempre a possibilidade de recorrer à equipa B. Estou atento aos jogadores que se têm evidenciado», informa.

Sem querer comentar as acusações do empresário do internacional argentino, Vítor Pereira adiantou que a situação de Juan Iturbe no FC Porto será tratada a nível interno e não na praça pública.
«Se comentasse o círculo entre os jogadores e os empresários, perderia muito do meu tempo. O clube está atento, compreende a situação do jogador, entende que ele queira jogar mais e tenha mais possibilidades de jogar. Será um assunto tratado dentro do clube e não publicamente, na Imprensa», referiu.

Concluída a primeira volta da Liga (o FC Porto disputa com o V. Setúbal, quarta-feira, no Bonfim, a partida em atraso da 12.ª jornada), Vítor Pereira não tem dúvidas de que o Campeonato «vai ser competitivo» até ao fim e avisa que o SC Braga ainda tem uma palavra a dizer na luta pelo título.
«Na temporada passada o Braga esteve [na luta pelo primeiro lugar] durante muito tempo e esta época continua a estar. Quem facilitar acredito que permita uma aproximação, mas nós não estamos para facilitar. Temos como objetivo aumentar distâncias e chegar no final do Campeonato à frente. Vai ser um Campeonato competitivo, não tenho dúvidas. Neste momento está a ser disputado taco a taco, está a ser interessante», regozija-se.

Vítor Pereira diz que a longa série sem derrotas do FC Porto em jogos para a Liga é fruto «de muito trabalho e da qualidade dos jogadores» que integram o plantel azul e branco.
«Preferia fazer este balanço depois de realizar este jogo [com o V. Setúbal], mas é uma primeira volta sem qualquer derrota, em que evidenciámos qualidade e consistência. Tivemos jogos com grande qualidade, outros em que fomos eficazes e outros em que o nosso processo defensivo foi seguro», caracterizou.
«Em termos gerais, julgo que não haverá muitos campeonatos com equipas a ter uma sequência tão grande de jogos sem derrotas. Se juntarmos todo o caminho da época anterior, são muitos jogos com apenas uma derrota. Não é obra do acaso, mas de muito trabalho e da qualidade dos jogadores e do trabalho que eles realizam», enfatizou Vítor Pereira.


O médio Marat Izmailov falha a deslocação ao terreno do V. Setúbal por força dos regulamentos. À altura da data original da partida (14 de dezembro), que foi adiada devido ao mau estado do relvado, o russo (30 anos) estava inscrito pelo Sporting e não pode ser utilizado.
Fernando (25 anos), castigado por ter visto cinco amarelos, é a outra baixa da convocatória azul-e-branca.
Para colmatar as duas baixas, Vítor Pereira optou por convocar o médio Tozé e o avançado Sebá, ambos da equipa B.

LISTA DE CONVOCADOS
- Guarda-redes: Helton e Fabiano.
- Defesas: Danilo, Maicon, Mangala, Abdoulaye, Alex Sandro, Otamendi e Quiñónez.
- Médios: Lucho Gonzalez, Castro, João Moutinho, Defour e Tozé.
- Avançados: Jackson Martinez, Silvestre Varela, Kelvin e Sebá.

Sem comentários: