25/08/11

Sousa: “Barcelona é um colosso, mas tudo é possível”

O ex-futebolista António Sousa, autor de um golo do FC Porto na conquista da Supertaça Europeia de 1987/88, reconheceu que o Barcelona “é um colosso do futebol mundial”, mas que “em 90 minutos tudo é possível”.
“Se calhar, o FC Barcelona é a melhor equipa do mundo de momento, mas, de qualquer das formas, é um jogo de 90 minutos e tudo é possível”, sustentou Sousa à Agência Lusa, recordado, enquanto jogador, pelo seu “pé canhão”.
Sousa está convicto de que “se os jogadores confiarem nas suas capacidades, forem sérios e actuarem concentradinhos, apesar de o Barcelona ser favorito, é possível mais uma vez vencer a Supertaça”.
“Espero que o consigam, porque no fundo é o futebol português que está em causa e a satisfação por alcançar tal feito será plena”, defendeu o actual treinador do Trofense.
Sousa traçou um paralelismo com o duelo com o Ajax, em 1987/88, na Supertaça, então decidida a duas “mãos”, com o FC Porto a vencer ambos os jogos por 1-0, com um golo de Rui Barros, em Amesterdão, e outro do próprio Sousa, nas Antas. “Conseguir um título e mais uma taça que para nós foi deveras importante, pelo facto de ser a primeira conseguida por um clube português e ficámos mais uma vez a fazer parte da história”, disse.
Então, tal como agora, defende Sousa, “o FC Porto também partiu para a final sabendo de antemão que o adversário era ligeiramente superior, mas o conselho que dou é acreditar sempre que é possível”.
Ao contrário de Rui Barros, autor do golo na primeira “mão” da Supertaça, António Sousa foi campeão europeu pelo FC Porto em 1986/87, sob o comando de Artur Jorge.
Sousa marcou nessa Supertaça Europeia, aos 70 minutos, sendo que, em 1983/84, também apontou o único tento da primeira final europeia da história dos “dragões”, na Taça das Taças, frente à Juventus (1-2), em Basileia.

Fonte: Publico

Sem comentários: