27/02/21

Dragões Diário 27-02-2021

Não há como dizer as coisas de outra maneira. O nosso coração chora a morte prematura e inesperada de Alfredo Quintana, que acabou por não resistir à paragem cardiorrespiratória que sofreu pouco antes do treino de segunda-feira. Depois de cinco dias a lutar pela vida, o Hospital de São João comunicou ao FC Porto que Alfredo Quintana faleceu às 12h de ontem. Perdemos alguém muito especial, que se tornou um de nós desde o primeiro dia. No desporto como na vida, um gigante. Vamos sentir muito a tua falta, Quintana!
 
O legado que deixa fica para a História. Alfredo Quintana, que não era Bravo só de nome, nasceu em Havana (Cuba) a 20 de Março de 1988 e 23 anos depois estava a cruzar o Atlântico para se juntar à família do FC Porto. De dragão ao peito, Alfredo Quintana ganhou muitos jogos e conquistou vários títulos, fez milhares defesas e afirmou-se como um dos melhores guarda-redes do andebol mundial. Em 2014, ano em que se naturalizou português e estreou por Portugal, o guardião foi distinguido com o Dragão de Ouro de Atleta de Alta Competição.   
 
Alfredo Quintana sempre foi isso mesmo, um verdadeiro Dragão de Ouro, a quem a camisola e os valores do FC Porto assentavam na perfeição. Numa declaração emocionada, Jorge Nuno Pinto da Costa reagiu ao trágico desaparecimento do guarda-redes que fez história de azul e branco: partiu um grande homem, um grande atleta, um grande portista, um cidadão exemplar, que dedicou 11 anos de alma e coração ao clube que amava. Será uma memória viva para todos nós, acrescentou o nosso presidente. Por isso, o número 1 será eternamente de Alfredo Quintana.
 
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, foi uma das muitas individualidades a reagir à morte de Alfredo Quintana, que virou ao contrário o mundo do desporto e do andebol em geral. O respeito e a admiração que o guarda-redes conquistou estão à vista de todos nas muitas mensagens destinadas à família, aos amigos e ao clube. O FC Porto, claro está, agradece todas as manifestações de apoio e palavras de conforto que chegaram dos mais variados clubes e dos quatro cantos do Mundo. Porque o legado deixado por Alfredo Quintana não conhece rivalidades ou fronteiras.
 
Com a boa notícia de que Marcano está totalmente recuperado, o FC Porto voltou a treinar ontem no Olival porque hoje é dia de clássico com o Sporting (20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, referente à 21ª jornada do campeonato. Assumimos a responsabilidade do jogo, garantiu Sérgio Conceição na projecção de um duelo extremamente importante. Podemos ganhar três pontos e não deixar que um adversário directo os ganhe. Mas todos os jogos, à medida que vamos caminhando para o fim, ganham o seu peso, a sua importância, sublinhou o nosso treinador.
 
O FC Porto B entra em campo antes da equipa principal. A partir das 17h (Canal 11), os “bês” azuis e brancos jogam frente ao Vilafranquense no Estádio Municipal de Rio Maior, em partida a contar para a 22ª jornada da Liga Portugal 2. No lançamento do encontro, Tiago Matos falou sobre o bom trabalho realizado durante a semana e manifestou total confiança no regresso aos bons resultados: vamos trazer os três pontos. O FC Porto segue na 18ª posição, com 15 pontos, enquanto o Vilafranquense ocupa actualmente o 15º lugar, com 20 pontos e um jogo a menos.  

Antes do FC Porto-Sporting em futebol de logo à noite, há um FC Porto-Sporting em hóquei em patins, curiosamente também referente à 21ª jornada do campeonato. O clássico patinado tem início marcado para as 15h, no Dragão Arena, e o capitão Reinaldo García conhece melhor do que ninguém a envolvência destes duelos: Vai ser um jogo de grande nível e de dificuldade máxima, projectou o internacional argentino. À entrada para esta ronda, o FC Porto é líder, com 47 pontos, enquanto o Sporting segue na quinta posição da tabela, com 36 pontos e três jogos a menos.

Sem comentários: