11/08/14

Josué no Bursaspor por uma temporada


Nem Metz, nem Eskisehirspor, nem Corunha. O futuro de Josué passa pela Turquia, mas pelo Bursaspor, clube que acertou com o FC Porto o empréstimo do médio internacional português, que foi riscado do plantel de Julen Lopetegui e não contava desde o final do estágio em Horst, na Holanda. A SAD preferia a transferência do médio de 23 anos a título definitivo, pedindo quatro milhões de euros, valor que nenhum dos interessados se predispôs a pagar. As propostas por empréstimos, essas sim, apareceram, tendo o Bursaspor tomado a dianteira e chegado a acordo tanto com o FC Porto como com o jogador. O clube turco deve mesmo reservar opção de compra, a exercer no final da temporada.
Josué, contratado pelos dragões há um ano, ao Paços de Ferreira, somou 35 jogos e marcou cinco golos ao longo da campanha 2013/14. Com Paulo Fonseca, tornou-se um titular polémico, muito contestado pelos adeptos e pela crítica. Tendo ficado marcado como um dos rostos de uma época terrível, viu a sua segunda vida no clube comprometida, percebendo-se que Lopetegui já tinha uma ideia feita sobre o português, já que a dispensa surgiu na sequência de umas primeiras semanas de pré-temporada que até mostraram o melhor Josué. Com contrato com os dragões até 2017, não se perspetiva por agora que o médio recupere o protagonismo que o elevou até à Seleção Nacional.
Na Turquia, Josué vai engrossar um já extenso grupo de portugueses, que integra Bruma (Galatasaray), Bosingwa (Trabzonspor), André Santos (Balikesirspor), Castro (Kasimpasa), Edinho (Kayseri Erciyesspor), Manuel da Costa (Sivasspor), Bruno Alves e Raul Meireles (Fenerbahçe). Está será ainda a segunda experiência do médio fora de Portugal, depois da passagem pelos holandeses do Venlo, em 2010/11.

Sem comentários: