31/08/13

FC Porto reencontra dois velhos conhecidos e um estreante na Champions

Dois velhos conhecidos (Atlético de Madrid e Zenit) e um estreante (Áustria de Viena) na fase milionária da prova acompanham o FC Porto em nova demanda na Liga dos Campeões de futebol, emparelhados no Grupo D.
Ditou o sorteio que, entre outras particularidades, o brasileiro Hulk (caso não se transfira nos últimos dias de mercado) regresse ao Estádio do Dragão, agora ao serviço da equipa à qual foi vendido por 60 milhões de euros, no início da época passada.
A equipa russa, que integrava o pote 3 da roda da sorte no Mónaco, conta ainda com dois internacionais portugueses - Danny e Luís Neto -, e tem no seu historial recente um confronto positivo (em duas mãos) com os dragões, então treinados por Vítor Pereira.
Foi na edição de 2011/12, ainda com o "Incrível" de azul e branco, que o Zenit "estragou" a passagem do FC Porto aos oitavos de final da prova, com um empate sem golos no Dragão e uma vitória por 3-1 em São Petersburgo (golo de James Rodriguez).
Ao contrário, o adversário teoricamente mais difícil - constava do pote 2 -, o Atlético de Madrid, é sinónimo de contas mais positivas para os comandados de Paulo Fonseca, treinador que também se estreia na competição de elite.
Em quatro confrontos no âmbito da "Champions", o FC Porto soma duas vitórias e dois empates frente aos "colchoneros": 0-0 e 2-2 em 2008/09, já nos oitavos de final, 2-0 e 3-0 em 2009/10, em fase de grupos (em casa e fora, respetivamente).
Jesualdo Ferreira dirigia a equipa portista e, na primeira época, o argentino Lisandro Lopez marcou os dois golos no Vicente Calderón, tendo Falcao (dois), Rolando, Bruno Alves e Hulk marcado os cinco da temporada seguinte.
Mas este Atlético de Madrid, com o português Tiago no plantel e treinado pelo argentino Diego Simeone, está muito diferente das versões anteriores, tanto mais que, na época finda, andou a "morder os calcanhares" aos dois colossos do seu país -- FC Barcelona e Real Madrid -, ao que somou a conquista de uma Liga Europa (com o ex-portista Falcao, em 2011/12) e uma Taça de Espanha (2012/13).
Por fim, o Áustria de Viena ("extraído" do pote 4) é um estreante na fase final da competição, na qual já andou a "bater à porta" em momentos de qualificação anteriores.
Cruzou-se com o F. C. Porto em 2002/03, na segunda eliminatória da antiga Taça UEFA (atual Liga Europa), quando perdeu em casa por 1-0 e fora por 2-0.
José Mourinho era o treinador dos "dragões" e marcaram os três golos Derlei (dois) e Hélder Postiga.


Calendrário:


Primeira jornada (18 de setembro)
Atlético de Madrid, Esp - Zenit, Rus
Áustria Viena, Aut - FC PORTO, POR

Segunda jornada (01 de outubro)
FC PORTO, POR - Atlético de Madrid, Esp
Zenit, Rus - Áustria Viena, Aut

Terceira jornada (22 de outubro)
FC PORTO, POR - Zenit, Rus
Áustria Viena, Aur - Atlético de Madrid, Esp

Quarta jornada (06 de novembro)
Zenit, Rus - FC PORTO, POR
Atlético de Madrid, Esp - Áustria Viena, Aut

Quinta jornada (26 de novembro)
FC PORTO, POR - Áustria Viena, Aut
Zenit, Rus - Atlético de Madrid, Esp

Sexta jornada (11 de dezembro)
Atlético de Madrid, Esp - FC PORTO, POR
 Áustria Viena, Aut - Zenit, Rus

Sem comentários: