19/01/08

Dragão também voa na Taça

A história do encontro deste fim de tarde no Dragão poderia resumir-se aos golos portistas. Um na primeira metade, da autoria de Farías, e outro ao cair do pano, por Quaresma, atribuíram o desfecho acertado a uma partida com insistência azul e branca como nota dominante e com inevitável marca de Campeão no resultado final.
Não era propriamente de caça que se tratava a disputa em pleno Palco das Emoções portistas, antes a possibilidade de os Dragões voarem mais alto do que o Aves, tendo a arte futebolística como meio propulsor. Foi exactamente isso que aconteceu na partida da 5ª eliminatória da Taça de Portugal, muito por culpa dos poderosos argumentos apresentados pelos comandados de Jesualdo Ferreira, capazes de descolar destemidamente rumo ao ambicionado sucesso.
Foi com ritmo argentino que o F.C. Porto se lançou para a ascendência no jogo, com Lucho e Farías a assumirem papel de relevo ao longo da primeira meia hora de disputa. Primeiro foi o capitão portista a combinar na perfeição com Mariano e a rematar para defesa apertada do guarda-redes contrário, e, pouco depois, foi a vez do compatriota Farías seguir-lhe o exemplo, ganhando espaço na área avense e rematando com perigo, num claro sinal de pré-aviso para o que logo se seguiria.
À passagem da meia hora da primeira metade, um livre cobrado na direita por Lino teve destino exemplar até à cabeça de Farías que, em plena zona de perigo adversária, literalmente, voou para assinar o primeiro avanço azul e branco no marcador.
O descanso não havia de chegar sem que os Bicampeões Nacionais voltassem a acercar-se da baliza avense, por Mariano e por Lino, que mais não fizeram do que acentuar a inevitável toada de insistência portista até então registada.
A segunda metade trouxe mais do mesmo ao duelo, com outros protagonistas a procurarem escrever o seu nome na história do encontro. Bolatti e Lucho, aos 75 minutos, desperdiçaram uma soberana ocasião dupla para alargarem o pecúlio dos Dragões, atirando de perto, por duas vezes, contra a muralha defensiva adversária. Quaresma tentou igualmente afinar a pontaria do ataque azul e branco, criando e trabalhando um lance de perigo junto da baliza contrária, mas a falta de atirador adiou a emenda de sucesso.
No entanto, o número 7 azul e branco não deixaria que o espectáculo fechasse com tão escasso desenlace para traduzir a hegemonia portista, e, já em cima do apito final do árbitro, aproveitou uma jogada de insistência, pois claro, do ataque dos Dragões, para selar o resultado final do encontro com uma conclusão bem colocada e melhor intencionada, num desfecho que se define numa palavra: ajustado.

Taça de Portugal 2007/08 – 5ª Eliminatória (19 de Janeiro de 2008)
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 20.319 espectadores

Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto)
Assistentes: Rui Licínio e Vítor Carvalho
4º árbitro: António Moreira

F.C. PORTO: Nuno; Fucile, João Paulo, Stepanov e Lino; Bolatti, Lucho «cap.» e Kazmierczak; Adriano, Farías e Mariano
Substituições: Kazmierzak por Quaresma (61 min), Adriano por Lisandro (74 min) e Mariano por Cech (81 min)
Não utilizados: Ventura, Pedro Emanuel, Raul Meireles e Castro
Treinador: Jesualdo Ferreira

CD AVES: Rafael; Grosso, Sérgio Nunes, Miguel Vítor e Pedro Geraldo; Marcelo Henrique e Mércio; Leandro, Gouveia e Castro; Leandro Tatu
Substituições: Castro por Robert (46 min), Marcelo Henrique por Pascal (46 min) e Gouveia por Romeu (75 min)
Não utilizados: Rui Faria, Rui Miguel, Nuno Mendes e Zambujo
Treinador: Henrique Nunes

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Farías (31 min) e Quaresma (90 min)
Disciplina: Cartão amarelo para Sérgio Nunes (37 min), Marcelo Henrique (40 min), Pedro Geraldo (63 min), Mariano (79 min), Miguel Vítor (82 min) e Quaresma (90 min)

Sem comentários: