22/11/06

Da Rússia com fulgor


O título poderia ser o decalque de um filme do agente secreto mais famoso do mundo, mas isso seria escasso para sintetizar tudo aquilo que o F.C. Porto produziu em Moscovo. Vigor, rigor e fulgor adaptam-se melhor à ideia que se pretende transmitir. Num ambiente gelado, perante um estádio em euforia e na casa do líder do Grupo G da UEFA Champions League, o Dragão foi, para insistir nas rimas, demolidor e encantador.
As transições rápidas seriam, tal como previu o treinador do F.C. Porto, factor decisivo para o desequilíbrio de forças num relvado impróprio para consumo e numa partida entre duas equipas ambiciosas. O CSKA não podia chegar mais motivado a este desafio. A equipa moscovita seguia imaculada na UCL e tinha acabado de festejar mais um título da Rússia. Para completar o rol das adversidades, sem fazer sequer menção ao clima, os seus adeptos queriam projectar os festejos para a Europa. Enganaram-se.
O primeiro momento de uma extensa dedicatória russa do F.C. Porto aos seus adeptos surgiu logo no segundo minuto, quando Postiga abriu para Lisandro, iniciando um desenho rectilíneo que seria assinado por Quaresma, de pé esquerdo, ao segundo poste, com toda a classe deste planeta. O Dragão chegara imperial e majestoso, imune a receios ou constrangimentos, numa voltagem elevadíssima que liquidificou as esperanças do CSKA.
A primeira parte deste desafio foi verdadeiramente impressionante, foi uma autêntica parada de futebol inteligente e maduro, uma prova inequívoca da qualidade da equipa do F.C. Porto e do trabalho que Jesualdo Ferreira tem desenvolvido para aperfeiçoar uma máquina que insiste em superar-se.
Ainda antes de o CSKA se ter recomposto do arranque vitaminado dos azuis e brancos, já os Campeões Nacionais tinham voltado a espalhar o pânico nas proximidades de Akinfeev. As transições, o tal segredo para o sucesso, estavam poderosas. Em três passes, sem direito a gestos rebuscados ou desaceleradores, o F.C. Porto foi capaz de criar perigo em doses reforçadas. Hélder Postiga, em três ocasiões, Lisandro e Pepe, na sequência de pontapés de canto bem apontados, ficaram pertíssimo de voltar a festejar. Faltou sorte e sobrou Akinfeev, o melhor dos russos.
Ao intervalo, se a justiça fosse dado adquirido, o F.C. Porto deveria ter pelo menos dois golos de vantagem, lastro que lhe consentiria uma abordagem diferente à etapa complementar. Mesmo assim, o Dragão foi sempre o melhor em campo, mesmo depois de o CSKA ter tentado abanar uma estrutura azul e branca que, até aí, se mantivera firme como as muralhas do Kremlin.
A sentença chegaria a meia hora do fim, disparada do pé direito de Lucho González, ao jeito de Hamburgo, igualmente com um significado imenso. O lance principiou num esforço vigoroso de Hélder Postiga, teve o toque de Quaresma e a frieza de Lisandro. O resto já se sabe: grande golo, arte final numa empreitada inesquecível. O F.C. Porto foi superior a tudo em Moscovo. Ao frio, à qualidade do adversário, à exigência. O F.C. Porto, complete-se a espiral, foi encantador. Os portistas podem festejar o sucesso que a sua equipa lhes endereçou.
FICHA DO JOGO
UEFA Champions League (Grupo G - 5ª jornada)
Estádio Lokomotiv, em Moscovo
Árbitro: Kyros Vassaras (Grécia)
Assistentes: Dimitrios Bozatzidis e Konstantinos Dalas
4º árbitro: Ioannis Tsachilidis
CSKA: Akinfeev «cap.»; V. Berezutskiy, Semberas e A. Berezoutskiy; Krasic, Aldonin, Rahimic e Zhirkov; Dudu; Vagner Love e Daniel Carvalho
Substituições: Dudu por Kochubei (27m) e Krasic por Olic (66m)
Não utilizados: Mandrikin, Ignashevich, Odiah, Taranov e Grigoryev
Treinador: Valeriy Gazzaev
F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Fucile; Paulo Assunção, Lucho González «cap.» e Raul Meireles; Lisandro Lopez, Hélder Postiga e Quaresma
Substituições: Raul Meireles por Jorginho (70m), Hélder Postiga por Bruno Moraes (76m) e Quaresma por Alan (87m)
Não utilizados: Vítor Baía, Ricardo Costa, Cech e Ibson
Treinador: Jesualdo Ferreira
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Quaresma (2m) e Lucho González (61m)
Disciplina: Cartão amarelo a Paulo Assunção (7m), Pepe (18m), Bruno Alves (38m), Vagner Love (46m), Kochubei (67m), Rahimic (73m) e Zhirkov (90m)
Apresento aqui o link com fotos deste jogo:
Fonte: Site oficial

Sem comentários: