22/11/13

Paulo Fonseca reconhece Nacional como "besta negra"

Paulo Fonseca disse nesta quinta-feira que o FC Porto tem que estar à altura do jogo com o Nacional, da 10.ª jornada da I Liga de futebol, para conseguir mais uma vitória frente à "besta negra" dos últimos anos.
O Nacional está a fazer um excelente campeonato, encontra-se em quinto lugar e costuma criar grandes dificuldades quando vem jogar ao Estádio do Dragão, explicou o treinador do FC Porto, justificando assim o epíteto de besta negra.
Paulo Fonseca, que falava na antevisão do jogo com o Nacional, no regresso da I Liga após duas semanas de interregno, recordou as vitórias por 3-0 alcançadas pelos insulares com Rio Ave e Sporting de Braga.
É uma equipa que parece talhada para jogar em contra-ataque. Tem jogadores muito perigosos na sua frente de ataque e antevejo dificuldades. Mas temos que estar à altura das exigências do jogo por forma a conseguirmos mais uma vitória, disse.
O treinador dos dragões minimizou a paragem do campeonato adiantando que, salvo a ausência de praticamente todos os jogadores da linha avançada, foi aproveitada para trabalhar alguns aspetos que considera necessário melhorar.
Ainda em relação ao jogo com o Nacional, que é a equipa que soma mais vitórias no Dragão, onde já venceu por 4-0 (2004/05), 3-0 (2007/08) e 2-1 (2010/11, para a Taça da Liga), Paulo Fonseca disse que esses resultados foram alcançados já há alguns anos. O que nós sabemos é que o Nacional é uma equipa difícil, recheada de bons valores e é nisso que estamos focado e nas nossas competências e naquilo que pode ser a nossa evolução como equipa, explicou.
Paulo Fonseca está confiante num bom desempenho dos dragões frente à formação insular, dadas as boas indicações deixados nos jogos com o Vitória de Guimarães (Taça de Portugal) e Zenit São Petersburgo (Liga dos Campeões).
O treinador relativizou ainda o ciclo de sete jogos em 28 dias que o FC Porto vai cumprir, apesar de reconhecer a sua importância para o futuro da equipa, nas mais variadas frentes.
Todos os ciclos têm grande influência no desfecho final da época. É verdade que fazer sete jogos em poucos dias vai provocar desgaste, mas temos obrigação de vencê-los, porque é essa a obrigação do FC Porto. Entrar em todos os jogos com a ambição de vencer, disse.
Paulo Fonseca escusou-se ainda a falar sobre eventuais reforços na janela de transferências de inverno, recusando comentar a hipótese Ricardo Quaresma, e manifestou-se muito confiante quanto ao futuro próximo do FC Porto.
O treinador evitou comentar o sorteio da Taça da Liga, que juntou o FC Porto ao Sporting no Grupo B, e disse ainda que, apesar de Pinto da Costa se encontrar a atravessar um momento delicado da sua saúde, tem estado sempre em contacto com a equipa.
A ausência prolongada de Marat Izmailov, devidamente autorizado pelos dragões para tratar de assuntos familiares, foi também abordada pelos treinadores dos dragões, que disse ainda que mantém em aberto a possibilidade de o russo um dia regressar.
O FC Porto, líder da I Liga, com 23 pontos, recebe sábado o Nacional, que segue no quinto lugar, com 14, em jogo da décima jornada da I Liga, marcado para as 20:15.

Sem comentários: