26/08/25

Dragões Diário 26-08-2025

Martim Fernandes renovou contrato até 2030 e vai continuar a defender as cores de sempre: o número 52 chegou ao FC Porto aos 11 anos, debutou como profissional aos 16 e somou os primeiros minutos na equipa principal aos 17. Desde a estreia em Chaves, foi nomeado para Golden Boy, considerado o melhor lateral direito sub-21 do mundo, distinguido com o Dragão de Ouro de Atleta Revelação de 2023 e ainda conquistou uma Taça de Portugal e uma Supertaça. O novo vínculo inclui uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

Muito feliz e com um orgulho enorme por estender a ligação ao Clube do coração, o defesa de 19 anos só pensa em dar alegrias aos adeptos e em honrar o exemplo de Jorge Costa, um homem incrível que lhe transmitiu a mística do FC Porto. Entusiasmado por fazer parte de um grupo unido que deixa transparecer a alegria dentro de campo, o portista de Valongo não esconde a felicidade por ter chegado a um nível tão alto e promete continuar a fazer o melhor pelo Clube.

Lado a lado com um filho da casa que tem uma longa história no FC Porto, André Villas-Boas elogiou toda a garra, determinação e ânimo que o lateral demonstra cada vez que veste a camisola e fez questão de lhe transmitir a confiança que tem nas suas qualidades e no potencial demonstrado desde as camadas jovens. O Martim é Porto da cabeça aos pés e desejamos que assim continue, concluiu o presidente muito satisfeito pela concretização de um passo importante.

Victor Froholdt vai representar a Dinamarca no arranque da qualificação para o Mundial de 2026. O médio de 19 anos integra a convocatória de Brian Riemer e prepara-se para regressar a Copenhaga, onde vai defrontar a Escócia na ronda inaugural do Grupo C (5 de setembro, 19h45) antes de viajar até à Grécia para medir forças com a congénere helénica (8 de setembro, 19h45).

Dentro de instantes o plantel principal reagrupa no Olival e dá início aos preparativos para o clássico em Alvalade. O FC Porto tem encontro marcado com o Sporting no sábado (20h30, Sport TV1) e a venda de ingressos arranca às 10h em bilhetes.fcporto.pt.

Os sub-15 conquistaram a 17ª edição do Torneio Internacional de Abrantes. Depois de vencerem o SC Braga (3-0) e empatarem com o Celta de Vigo (2-2), os comandados de Manuel Prata bateram o Sporting na final (5-3) e fizeram do FC Porto o emblema com mais vitórias naquela prova (seis).

João Lopes e Leonor Silva foram chamados às selecções nacionais e já estão a estagiar na Cidade do Futebol: ele ao serviço dos sub-16 e ela das sub-17. A média vai ocupar a vaga libertada pela companheira de equipa Fabiana Branco, que foi dispensada por razões médicas.

Orientada por Paulo Freitas, capitaneada por Gonçalo Alves e com Rafa e Hélder Nunes em pista, a equipa nacional de hóquei em patins conquistou a GoldenCat pelo terceiro ano consecutivo após bater a seleção francesa na grande final (4-3). Segue-se o Europeu de Paredes e Portugal vai defrontar a Itália (1 de setembro, 21h45), a França de Carlo Di Benedetto (2 de setembro, 21h45) e a Espanha de Pol Manrubia (3 de setembro, 21h45) na fase de grupos.

Agenda da semana
Sábado, 13h30: Barça-FC Porto em andebol
Sábado, 17h: FC Porto-FC Famalicão sub-19
Sábado, 20h30: Sporting-FC Porto
Domingo, 11h: FC Porto-FC Famalicão feminino
Domingo, 11h: FC Porto-Rio Ave sub-17
Domingo, 11h: Rio Ave-FC Porto sub-15
Domingo, 11h30: CB Breogán-FC Porto em basquetebol
Domingo, 14h: Académico-FC Porto B
Segunda-feira, 18h: Obradoiro CAB-FC Porto em basquetebol

Para ler
Francesco Farioli é o principal destaque da nova edição da revista Dragões, já disponível em formato digital. A publicação conta a história de um profissional com experiência nos campeonatos italiano, turco, francês e neerlandês que chegou à Invicta obcecado pelo detalhe e não tardou a afirmar-se como um líder de emoções, que vive o futebol com uma intensidade rara e lidera com uma paixão sem limites.
No editorial, André Villas-Boas aborda o arranque da nova temporada e garante que o FC Porto está preparado para voltar a bater-se por um lugar que dignifique o ADN vencedor do Dragão. Determinado a dar continuidade à tradição de conquistas que nos fizeram, fazem e farão sempre grandes, o presidente encarregou o técnico italiano de orientar um projecto assente num virtuoso equilíbrio entre experiência e juventude, com respeito pela história, mas com abertura à inovação e espera poder contar com o apoio dos sócios e adeptos para voltar a colocar o FC Porto no topo.

Sem comentários: