29/07/25

Dragões Diário 29-07-2025

Jan Bednarek trocou a Premier League pela Liga Portuguesa e assinou contrato com o FC Porto até 2029. O central polaco representava o Southampton desde 2017, fez 184 jogos no campeonato inglês, somou 69 internacionalizações pela Polónia e já participou em dois Mundiais, dois Europeus e quatro edições da Liga das Nações. A partir de agora, veste a camisola número 5 e prepara-se para ser uma voz de comando na defesa azul e branca.

O FC Porto pagou 7,5 milhões de euros pela totalidade do passe do internacional polaco, cujo contrato inclui uma cláusula de rescisão de 60M€. O Southampton assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade, enquanto a SAD portista terá encargos com serviço de intermediação de 3% do valor da transação.

Muito entusiasmado por fazer parte de um Clube incrível, com uma história grandiosa e recheada de momentos fantásticos, o atleta de 29 anos e 1,90 metros mostra-se ansioso pelo arranque da temporada, por ganhar muitos jogos e dar tudo em campo, de forma a levar o FC Porto para uma dimensão superior. Determinado a proporcionar alegrias aos adeptos para que eles se sintam orgulhosos, o mais recente Dragão mal pode esperar por começar a escrever a própria história num Clube que sempre teve grandes centrais.

A prioridade de Jorge Costa é acrescentar qualidade ao plantel e Jan Bednarek é um jogador experiente que vai ajudar os jovens a crescer com mais qualidadeÉ importante termos referências e gente que possa acrescentar alguma coisa à equipa e este jogador tem algo de que precisamos: liderança, concluiu o antigo capitão e atual diretor do futebol profissional.
 
Entretanto o plantel principal realizou um treino de recuperação no Olival sem Francisco Moura, que continua entregue aos cuidados do departamento médico. Dentro de instantes, Francesco Farioli orienta nova sessão matinal em semana de apresentação diante do Atlético de Madrid (domingo, 19h).

O estágio da equipa B em Melgaço arrancou com um bidiário: de manhã, os comandados de João Brandão complementaram os exercícios de campo com trabalho de ginásio e, durante a tarde, regressaram ao relvado para mais um treino sem os lesionados Rui Monteiro e Luís Gomes. Os bês voltam hoje à carga, novamente em dose dupla.

Os sub-19 também deram início a um estágio de pré-temporada em Arcos de Valdevez e Rodrigo Gonçalves foi o porta-voz de um grupo certo de que esta semana vai ser muito boa para promover a união dentro e fora do campo. Para vencer todas as competições e honrar os valores do Clube, o médio já só pensa em treinar no máximo para estar ao mais alto nível quando o campeonato começar.

A natação conquistou seis títulos e 28 medalhas no Campeonato Nacional. Os seniores Francisco Amaral (1.500m livres) e Kevins Apseniece (200m mariposa), os juniores Gonçalo Azevedo (50m e 100m livres), Duarte Ferreira (100m mariposa) e Beatriz Ambrus (400m estilos) e a juvenil Francisca Branco (100m e 200m mariposa) arrecadaram o ouro nas mais variadas distâncias e estilos.

Luís Pinto venceu o título português de esperanças e sagrou-se Bicampeão de bilhar às três tabelas no escalão sub-25. Para alcançar o desígnio, o portista bateu o companheiro de equipa Gonçalo Santos, por 30-27, no jogo decisivo.

Sem comentários: