12/12/18

Dragões Diário 12-12-2018

Felipe, Marega e Sérgio Oliveira fizeram os golos, o FC Porto ganhou em Istambul (3-2) e os Dragões fecharam a fase de grupos da Liga dos Campeões a igualar os 16 pontos que só tinham conseguido em 1996, nos tempos em que Sérgio Conceição era jogador.

Mas há mais: em casa do Galatasaray, onde o campeão turco ainda não tinha perdido, os azuis e brancos atingiram a quinta vitória consecutiva na fase de grupos, o que passa a ser um novo recorde, Casillas somou a centésima vitória na prova e Marega marcou pelo quinto jogo consecutivo, igualando a marca de Jardel.
 
No final, Sérgio Conceição falou da chave de ouro com que o FC Porto encerrou a questão, de jogadores fantásticos, de um grupo forte, de uma resposta fabulosa e das marcas interessantes e únicas de Marega e Casillas. Sobre a relevância da 12ª vitória consecutiva, o treinador não podia ter sido mais claro: Significa que temos de ir à procura da 13ª. Já no sábado, nos Açores, frente ao Santa Clara.

Quando confrontado com a centésima vitória na Champions, Iker Casillas sorriu, mas não reconheceu apenas beleza nas curvas de um número redondo. É bonito, mas também é um pouco triste. É sinal de que já são muitos anos a jogar esta competição, a competição mais importante de clubes, explicou, visivelmente divertido e ainda com a mesma expressão de agrado. Mais ou menos a mesma com que Sérgio Oliveira e Alex Telles assumiram o orgulho com que fazem parte desta história.

Horas antes, também em Istambul, a equipa de Sub-19 garantia, num jogo só, a qualificação para a fase a eliminar da UEFA Youth League e o primeiro lugar do grupo. Para conseguir aquela espécie rara de dois em um, só precisou de vencer o Galatasaray por 2-0, com Fábio Silva a marcar o primeiro golo, a oferecer o segundo e a falhar por pouco o terceiro.

No Andebol 1, o FC Porto conseguiu a vitória com mais golos da época, ao receber e vencer o Arsenal da Devesa por 53-26, em jogo antecipado da 19.ª jornada em que Diogo Branquinho e Yoan Balázquez se distinguiram como os melhores marcadores da partida, com oito golos cada. Antes de receber a equipa de Braga, os Dragões ficaram a saber que o Sporting é o adversário a bater nos oitavos de final da Taça de Portugal.

A União Ciclista Internacional já confirmou: a W52-FC Porto, que venceu as três últimas edições da Volta a Portugal, vai pedalar no próximo ano com o estatuto de equipa continental profissional. Os azuis e brancos, que mantêm Rui Vinhas e Raúl Alarcón, ambos vencedores da Grandíssima, passam a integrar a segunda categoria do pelotão mundial.

Sem comentários: