05/08/18

Dragões Diário 05-08-2018

Foi sem espinhas. O campeão voltou forte e iniciou a temporada 2018/19 com a conquista de mais um título, a 21.ª Supertaça Cândido de Oliveira da história azul e branca. O FC Porto até entrou a perder no jogo com o Desportivo das Aves, mas teve qualidade e carácter suficientes para enfrentar todas as contrariedades e dar a volta ao resultado com três excelentes golos de Brahimi (25m), Maxi Pereira (67m) e Corona (84m), que pode rever neste resumo do Porto Canal.
 
Sérgio Conceição foi expulso e, por isso, não falou no final da partida. O treinador do FC Porto foi a segunda vítima de um critério estranho de Luís Godinho no que toca a expulsões: em janeiro de 2017, o árbitro foi contra Danilo e mostrou o cartão vermelho ao médio português; ontem, Herrera sofreu uma falta, ficou com a cara no estado que se pode ver neste vídeo, e na sequência do lance Sérgio Conceição recebeu ordem de saída. Vá-se lá perceber…
 
O que fica para a história é mesmo o troféu erguido pelo capitão Herrera. Como já se disse, foi a 21ª Supertaça para o FC Porto, que continua a ter mais títulos conquistados nesta competição do que todos os outros clubes juntos. Sérgio Conceição tornou-se a segunda figura da história azul e branca a vencê-la como jogador e como treinador. A primeira foi Rui Barros.
 
Com registos tão positivos, não admira que os jogadores irradiassem felicidade após o jogo. Felipe disse que a equipa estava bem preparada psicologicamente, Diogo Leite confessou que melhor não podia pedir, enquanto Óliver confirmou que começar esta temporada a ganhar outra vez é muito bom. Herrera resumiu tudo com a contundência que se espera de um capitão: Esta equipa está habituada a jogar contra tudo e contra todos. Somos como uma família e é este caminho que nos vai levar a grandes vitórias e a grandes títulos.
 
Para além da lamentável expulsão de Sérgio Conceição, houve duas notas negativas no jogo de ontem: Brahimi teve de ser substituído ainda na primeira parte e Soares abandonou o terreno de jogo antes do final da partida, ambos limitados fisicamente. Sabe-se agora que o extremo argelino sofreu uma contusão no tornozelo esquerdo e que o avançado brasileiro contraiu uma lesão no adutor esquerdo.
 
Regressando às boas notícias, há que assinalar que a primeira vitória do dia, ontem, não foi contra o Aves. Algumas horas mais cedo, em Oliveira do Hospital, Raúl Alarcón foi o primeiro a cortar a meta da terceira etapa da Volta a Portugal e assumiu a camisola amarela da prova, com 28 segundos de vantagem sobre o segundo classificado. A tirada de hoje ligará a Guarda às Penhas da Saúde, num total de 144 quilómetros.

Sem comentários: