07/03/18

Dragões Diário 07-03-2018

A Champions acabou, há de voltar em breve e ainda há muito para ganhar. O empate sem golos em Liverpool lavou a face e rectificou a imagem da equipa, mas não evitou a eliminação da prova, anunciada desde a derrota no Dragão. Em noite de Liga dos Campeões, Sérgio Conceição estreou Bruno Costa no onze e Óliver esteve muito perto do golo e da vitória, numa altura em que nas bancadas de Anfield já só se ouvia cantar Eu quero o Porto campeão.

Sérgio Conceição detectou muita coisa positiva no jogo de ontem. A começar no desempenho da equipa e, em especial, na resposta dos jogadores menos utilizados, incluindo Bruno Costa, Diogo Dalot e Gonçalo Paciência, todos com percurso feito ou a fazer na formação portista, factor que serviu de pretexto para alargar o aplauso a António Folha e João Brandão, treinadores do FC Porto B e dos Sub-19.

Melhor do que isso, só mesmo a fantástica exibição dos adeptos, acrescentou Jorge Nuno Pinto da Costa, enquanto contava aos jornalistas que os responsáveis do Liverpool ficaram admirados com aquele apoio incessante prestado a uma equipa que entrou em campo praticamente eliminada. O presidente do FC Porto falou ainda do trabalho notável de Sérgio Conceição, que desperta interesse em Itália, fechando a referência e a resposta com uma suave dose de ironia: Só em Portugal não têm dado relevância a isso, mas no estrangeiro têm. Fico feliz por ele.

Honrámos o escudo que temos no peito. Isso ficou bem claro para Felipe, seguro de que a equipa tinha acabado de mostrar um pouco da sua qualidade. Casillas até concordou, mas acrescentou um lamento: Faltou só a vitória. Mas não faltaram oportunidades, observou a seguir, lembrando uma de Óliver e outra de Aboubakar. Aceitou o empate como o resultado mais justo e projetou o desempenho para o campeonato português, focado naquilo que a equipa mais quer: o título.

Apesar do empate e da eliminação, o Estádio de Anfield e a Liga dos Campeões emprestaram o cenário perfeito para o sonho tornado realidade de Bruno Costa, o médio do FC Porto B que fez a estreia absoluta pela equipa principal frente ao Liverpool. Foi assim com Sérgio Conceição, mas num amigável com vitória portista e dois golos de Domingos, o pai de Gonçalo, que ontem também jogou.

Menos de uma semana antes, Bruno Costa tinha ajudado a eliminar o Liverpool nos quartos de final da Premier League International Cup, competição para equipas Sub-23 que a Premier League criou há quatro anos. Em Leigh, nos arredores de Manchester, e debaixo da queda de neve, Bruno fez o primeiro dos dois golos da reviravolta.

Tanto suspense, tantas voltas, para a final se jogar nos quartos… Caprichoso e surpreendente, o sorteio da Final a 8 da Taça de Portugal de basquetebol guardou os nomes do FC Porto e do Benfica para os juntar no fim, no último jogo dos quartos de final, que logo passou a ser o da final antecipada. Moncho López reconheceu a dificuldade do projecto, antes de assumir a intenção de vencer o troféu”, que se joga em Braga de 15 a 18 deste mês.

Já com participação garantida na fase final do campeonato, mas nas tabelas do bilhar, o FC Porto venceu a Portuguesa de Leça (4-0) na Academia do Estádio do Dragão e manteve a liderança da zona norte e os quatro pontos de vantagem sobre o Dragon Force. As vitórias de Rui Manuel Costa, Santos Oliveira, Alípio Jorge e Fernando Cunha fizeram toda a diferença.

Sem comentários: