24/11/13

FC Porto volta a empatar para o campeonato

O FC Porto cedeu uma igualdade em casa com o Nacional (1-1) e permitiu a aproximação do Benfica, que está agora apenas a um ponto dos dragões no topo da tabela. Foi o segundo empate seguido da equipa de Paulo Fonseca na Liga.
Um golo de Jackson Martínez, aos 54 minutos, deu vantagem à equipa portista, mas não foi suficiente para garantir o triunfo. A oito minutos dos 90, o Nacional restabeleceu a igualdade, por intermédio de Rondon.
Nos instantes finais, o FC Porto tentou voltar a adiantar-se no marcador e teve uma grande oportunidade já nos descontos, mas Jackson não foi capaz de bater o guarda-redes Gottardi, que fez uma bela defesa.
Com este empate, os dragões continuam no comando do campeonato, mas o Benfica tem agora apenas menos um ponto e o Sporting também pode aproximar-se, se vencer este domingo em Guimarães.

O FC Porto voltou a pagar pela sua incapacidade em segurar vantagens. Pela quinta vez esta temporada, não conseguiu ganhar depois de ter inaugurado o marcador e agora a sua liderança na Liga está reduzida a um ponto. O Nacional, a equipa que mais vezes ganhou no Dragão, arrancou um empate (1-1) e foi a primeira formação, no campeonato, a roubar pontos aos portistas no seu estádio. Jackson Martínez abriu o activo já na segunda parte e Mario Rondón fez a igualdade definitiva já nos últimos dez minutos.
A equipa de Paulo Fonseca, que somou o segundo empate consecutivo no campeonato e o terceiro (sempre por 1-1) nos últimos quatro jogos no conjunto de todas as provas, evidenciou os mesmos problemas de grande parte das partidas anteriores. E por isso foi assobiada pelos seus adeptos, que não pouparam especialmente Varela durante o jogo e Paulo Fonseca no final.
Teve mais oportunidades do que o Nacional - muitas delas pouco perigosas -, muitos remates e cantos, muita posse de bola, mas isso não chegou, porque demonstrou muita falta de eficácia no remate, desperdiçando os lances que Josué e Lucho González, os melhores da equipa, criaram para os colegas, e pouca ligação na última aproximação à área de Gottardi. Voltou a não ter jogadores que desequilibrassem o jogo e, no final, voltou a ser traída por um erro da defesa. 
O Nacional não foi uma equipa muito ambiciosa, mas a verdade é que despertou a tempo depois de ficar em desvantagem, mostrando-se perigosa no contra-ataque.
Aos 20 minutos da primeira parte, o FC Porto, que reclamou um penálti perto do intervalo, já tinha cerca de dez remates, mas Varela desperdiçou por cima da baliza a melhor oportunidade (8’) e Jackson não conseguiu a melhor recepção após uma assistência de Lucho (16’). Tal como no jogo da época passada no Dragão entre as duas equipas, Jackson fez o 1-0 de cabeça na sequência de um canto - a assistência não foi de João Moutinho, mas de Danilo (52’).
Mas, desta vez, o resultado – e o Nacional – não se ficaram por aqui. Depois de Lucho não ter feito o 2-0, João Aurélio foi o primeiro a ameaçar, mas seria Mateus, que comprovou a sua utilidade antes de se transferir para o 1.º de Agosto, quem criaria o caos na defesa portista. Otamendi perdeu a bola, ainda foi a tempo de cortar em cima da linha o remate do angolano, mas Mario Rondón não falhou a recarga (82’).
O FC Porto ainda conseguiu pressionar o Nacional, mas Gottardi salvou o empate, frustrando o isolado Jackson (90+3’). E o Nacional, que ganhou três vezes em 15 jogos no recinto do FC Porto na Liga, deu razão ao rótulo de “besta negra” do FC Porto que Paulo Fonseca lhe pôs.

Positivo e Negativo
+ Miguel Rodrigues e Mexer: A dupla de centrais foi uma das razões que impediram o FC Porto de concretizar o seu domínio territorial. O português, de 20 anos, fez um jogo para recordar.
+ Josué e Lucho: O esquerdino foi o melhor do FC Porto na primeira parte e a sua saída não funcionou a favor da sua equipa. Fez uma assistência não aproveitada por Varela. O argentino foi o melhor amigo de Jackson, que poderia ter saído do jogo com mais do que um golo.
- Paulo Fonseca: Foi assobiado por uma boa parte dos adeptos portistas (alguns dos quais exibiram uma tarja de homenagem a Pinto da Costa durante o jogo), descontentes com as exibições e os últimos resultados. Não conseguiu mudar a falta de velocidade da equipa a partir do banco.
- Varela: Muitos erros e inúmeras perdas de bola.

Sem comentários: