28/11/13

FC Porto empata com o Áustria de Viena



O FC Porto não foi além de um empate, a uma bola, na receção ao Áustria de Viena e desperdiçou a possibilidade de ascender ao segundo lugar do Grupo G da Liga dos Campeões, depois do Zenit S. Peterburgo ter empatado com o Atlético de Madrid (1-1).
Para garantir o apuramento para os oitavos de final, os dragões têm de vencer na capital espanhola e esperar que os russos não ganhem na Áustria. Pelo menos, a Liga Europa está garantida.
Entrando em campo com o conhecimento do empate na Rússia, o F. C. Porto sofreu um duro revés nas suas aspirações logo aos 11 minutos, quando Kienast inaugurou o marcador. A partir daí, o jogo teve sentido único, com os dragões a tomarem de assalto a baliza austríaca. Porém, o melhor que conseguiram foi igualar o marcador, aos 48 minutos, com Jackson Martínez a dar o melhor seguimento à assistência de Mangala.
Jackson Martínez, por duas vezes, a última no período de compensação, dispôs das melhores oportunidades de golo, mas não conseguiu bisar e oferecer os três pontos aos campeões nacionais. No final, o público azul e branco despediu-se da equipa com assobios e lenços brancos para Paulo Fonseca.


Positivo/Negativo
+ Alex Sandro: Numa equipa com claro défice de qualidade nos flancos, o brasileiro voltou a ser o único que conseguiu criar dores de cabeça aos adversários. Até à entrada de Varela, o FC Porto esteve dependente das arrancadas de Alex Sandro.
+ Heinz Lindner: O guarda-redes austríaco foi a figura da partida. Lindner fez uma mão cheia de boas defesas e garantiu um inesperado ponto à sua equipa.
- Licá/Josué: Paulo Fonseca apostou nos dois portugueses para jogar nos flancos, mas nem Licá, nem Josué mostraram estar à altura da importância da partida.
- Paulo Fonseca: O treinador portista até se pode socorrer da estatística, mas começa a ter dificuldades em esconder o óbvio: o FC Porto está a atravessar um mau momento.

Conferência de imprensa
Se há aqui um responsável, sou eu. Assumo as responsabilidades e respondo perante o momento. Foi desta forma que Paulo Fonseca comentou o mau resultado do FC Porto, no final da partida da quinta jornada da Liga dos Campeões, com o Áustria Viena.
Acho que a explicação é fácil: não devíamos ter entrado a sofrer um golo aos 10 minutos e devíamos ter concretizado uma das muitas ocasiões que tivemos para marcar. Demos meia parte de avanço ao adversário. Sofremos um golo e a equipa ficou intranquila, não conseguiu reagir da melhor forma, embora na primeira parte tenhamos conseguido, em alguns momentos, penetrar pelos corredores laterais e criar três ocasiões claras de golo, começou por analisar o técnico.
A segunda parte foi bastante diferente, com outra determinação e vontade, com consecutivas ocasiões de golo. Só conseguimos concretizar uma e falhámos o nosso objectivo, que era ganhar o jogo, acrescentou.
Já em relação aos lenços brancos agitados por alguns adeptos presentes nas bancadas do Estádio do Dragão, Paulo Foseca mostrou compreensão: Não é agradável (lenços brancos), mas acho que é perfeitamente normal. Não há como fugir a isso. Há insatisfação nos adeptos e, obviamente, é o treinador que acaba por sofrer em função dos resultados que não conseguimos obter. Estão insatisfeitos com o resultado e nós também. Não fujo às minhas responsabilidades.
Paulo Fonseca falou ainda do que espera o FC Porto na derradeira jornada da fase de grupos da Champions: Obviamente, uma equipa que se quer apurar para a fase seguinte da Liga dos Campeões, tem de vencer e nós não vencemos qualquer dos três jogos em casa. Sabíamos que, perante o resultado do Zenit (1-1 com Atlético de Madrid), tínhamos de vencer e de ganhar também o ultimo jogo. O que muda é que temos de vencer o nosso jogo, em Madrid, e estamos dependentes do resultado do Áustria com o Zenit. Não vamos desistir. Vamos lutar até à última possibilidade, sabendo que, para isso acontecer, temos de vencer em Madrid, o que já teria de acontecer, independentemente do resultado de hoje.

Sem comentários: