03/09/07

3ª jornada Liga Bwin: U. Leiria 0 FC Porto 3


Robusto, apesar de escasso

Exibição personalizada, vigorosa e autoritária, resultado robusto, dilatado e, paradoxalmente, escasso. Pela direcção seguida pelo encontro, que não faz da expressão «sentido único» um excesso ou absurdo, pelo encanto de um futebol ligado e criativo e, sobretudo, pelo número de ocasiões de golo geradas, todas (muitas) junto à baliza de Fernando.
O desenho da vitória portista, a terceira em três jornadas, poderia e deveria ter conquistado contornos claros e decisivos logo ao terceiro minuto, quando Bosingwa fez o golo que não valeu. Mesmo com Bruno Alves em posição regular, mesmo que a bola não tenha ultrapassado os limites jogáveis na assistência do central.
O estádio teve, então, de aguardar um pouco mais de meia hora para assistir à validação da vantagem portista, no instante imediato a um movimento inspirado de Tarik, que iludiu o opositor de circunstância, ao preferir o domínio no peito ao cabeceamento imediato ao cruzamento de Quaresma. Quando o adversário se recompunha do salto, já o marroquino rematava cruzado, à rede mais distante.
Os Dragões poderiam ter festejado antes e depois da justiça de Tarik, mas o melhor pedaço de futebol estava para vir, reservado para lá do descanso, período em que a classe e o jogo cerebral de Lucho se tornaram especialmente preciosos e sobretudo perceptíveis na forma como conquistava metros antes do passe rasgado.
Depois de Lisandro, que marcou logo após o recomeço, João Paulo, um exemplo de tranquilidade e segurança a defender, foi suficientemente impetuoso para a antecipação na área contrária e marcar, num desvio fulminante de cabeça, a livre cobrado por Quaresma.
A hegemonia portista, por demais evidente para poder ser minimamente beliscada ou questionada por um par de remates que não exigiu muito mais do que a atenção de Nuno, justificava uma vantagem mais ampla, mas as entradas de Mariano, Leandro Lima e Edgar não trouxeram qualquer golo. «Apenas» novas variantes de um estilo criativo, ditador e promissor.


FICHA DE JOGO
Liga 2007/08, 3ª jornada
2 de Setembro de 2007
Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria
Assistência: 4419 espectadores
Árbitro: João Vilas Boas (Braga)
Assistentes: Alfredo Braga e José Oliveira
4º árbitro: João Paulo Silva

U. LEIRIA: Fernando; Eder, Bruno Miguel, Eder Gaúcho e Laranjeiro «cap»; Faria, Tiago e Lukasiewicz; Sougou, Paulo César e Ngal
Substituições: Ngal por Cadu (48m), Lukasiewicz por João Paulo (52m), Faria por Toñito (82m)
Não utilizados: Rafael, Alhandra, Marco Soares e Jessui
Treinador: Paulo Duarte

F.C. PORTO: Nuno; Bosingwa, Bruno Alves, João Paulo e Fucile; Lucho «cap», Paulo Assunção e Raul Meireles; Tarik, Lisandro e Quaresma
Substituições: Tarik por Mariano (65m), Paulo Assunção por Leandro Lima (70m), Lisandro por Edgar (74m)
Não utilizados: Ventura, Stepanov, Cech e Kazmierczak
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Tarik (37m), Lisandro (49m), João Paulo (66m)
Disciplina: cartão amarelo a Tarik (32m), Faria (67m), Eder Gaúcho (77m), João Paulo (87m), Quaresma (90m)

Fotos do jogo em:

Sem comentários: