24/12/20

Dragões Diário 24-12-2020

Sérgio Oliveira tinha avisado. Era ganhar, ganhar ou ganhar. E o FC Porto ganhou. A Supertaça é nossa e o Natal é azul e branco.
 
O FC Porto já tinha ganho a Supertaça no princípio da época e no final da temporada. Já tinha levantado o troféu nas Antas, na Luz, em Aveiro, em Coimbra, em Guimarães, em Leiria, em Vila do Conde e até em Paris. Ontem voltou a conquistá-la, pela 22ª vez, a primeira por altura do Natal, e ofereceu-a como presente a todos os portistas. Para isso, derrotou categoricamente o Benfica por 2-0.
 
Superiores do princípio ao fim, os campeões nacionais e vencedores da Taça de Portugal marcaram na primeira parte por Sérgio Oliveira, na conversão de um penálti, e na segunda por Luis Díaz, com um bonito remate com o pé esquerdo, a partir de uma posição que nem era muito favorável. Foi já sobre o minuto 90 que o resultado ficou definido, mas a supremacia azul e branca, que o 1-0 não expressava com justiça, era bem anterior.
 
Toda a equipa merece os parabéns pela conquista, mas Sérgio Conceição justifica um destaque especial. Quem o diz é Jorge Nuno Pinto da Costa – em cuja presidência o FC Porto venceu 21 das 22 supertaças que ostenta no palmarés –, que salientou que o valor da equipa foi posto em causa indevidamente e que a alma fantástica que o treinador transmite ao grupo é um dos ingredientes mais importantes do sucesso. Este espírito de união e vontade de vencer são o nosso lema é isso que nos move e nos motiva sempre e cada vez mais, concluiu o presidente mais titulado do mundo.
 
Entre dedicatórias a Pinto da Costa, aos adeptos e a familiares, Sérgio Conceição fez uma menção especial a Reinaldo Teles e sublinhou a felicidade por assistir ao triunfo de um grupo de rapazes muito humildes, que trabalham com um treinador chato e já estão vacinados com o rigor intrínseco aos valores do clube. No caso deste jogo, a estratégia bem conseguida revelou-se essencial para a vitória em mais de 90 minutos em que foi tudo pensado e interpretado pelos jogadores da melhor maneira.
 
O capitão Pepe, que jogou do princípio ao fim menos de uma semana depois de uma cirurgia, afirmou que o FC Porto está no bom caminho e colhe os frutos de trabalhar de forma muito séria e deixar tudo dentro do campo. Na linha do que dissera após a vitória sobre o Nacional, Sérgio Oliveira considerou esta conquista normal. No clube estão todos habituados a ganhar e agora, simplesmente, há que continuar. Convém não esquecer: a Supertaça foi só a primeira a concluir-se de cinco competições que o FC Porto disputa em 2020/21.

O presente de Natal antecipado da equipa de basquetebol foi o norte-americano Jalen Riley, que chegou a integrar o draft da NBA, passou os últimos anos em vários campeonatos europeus e assinou até ao final da temporada. O base, que revelou que já conhecia o FC Porto porque é um grande fã de futebol, descreve-se como um jogador muito competitivo e um grande lutador, e por isso assume o objectivo individual de tentar ser produtivo e o propósito colectivo de conquistar o campeonato.

Sem comentários: