21/09/15

Lopetegui: "Fomos muito superiores"

Absolutamente merecida. Foi assim que Julen Lopetegui classificou a vitória do FC Porto sobre o Benfica (1-0)​, este domingo, no Estádio do Dragão, que vale a liderança isolada, ainda que provisória, da Liga portuguesa. O treinador espanhol admitiu que na primeira parte, apesar de terem controlado o jogo, os Dragões tiveram que sofrer, mas defendeu que na segunda foram muito superiores e foram os úncios em campo que quiseram ganhar o jogo.
Lopetegui começou por considerar que os Dragões foram inteiramente merecedores dos três pontos conquistados nesta quinta jornada. Na primeira parte, tivemos o controlo do jogo, mas faltou-nos jogar por fora. Sofremos um pouco nas bolas paradas, em que o Benfica é forte. Mas a verdade é que não criou muito mais perigo para além desses lances. Na segunda parte, fomos claramente superiores, em jogo, em ocasiões de golo, em posse de bola, em remates, em tudo e devíamos ter inaugurado o marcador antes, porque tivemos oportunidades para isso. Fomos a única equipa que quis ganhar.
Na conferência de imprensa de antevisão do clássico​, o treinador exortou os jogadores a chegarem ao limite e foi o que viu no campo ao longo dos 90 minutos, apesar da longa e desgastante viagem a Kiev, para a Liga dos Campeões. Neste tipo de jogos, há que ir aos limites, não se ganha de outra forma. Tínhamos menos de um dia de descanso do que eles, tivemos um jogo muito duro na quarta-feira, chegámos às sete da manhã de quinta-feira, mas a equipa fez um esforço extraordinário, titânico. Estão todos de parabéns, a equipa que jogou e todos os outros jogadores que ficaram de fora, sublinhou.
Apesar de não ter por hábito individualizar os comentários aos seus jogadores, Lopetegui não resistiu desta vez quando lhe perguntaram sobre o herói do jogo desta noite: Estamos muito contentes pelo André André, é um miúdo fantástico, que está a escrever a sua própria história neste clube. É um rapaz sempre preparado para tudo e hoje esteve muito bem, tal como toda a equipa.
Do que Lopetegui não gostou tanto foi da exibição da equipa de arbitragem. É verdade, disse, que estes jogos são difíceis de arbitrar, pela intensidade que carregam, mas defendeu que houve dualidade de critérios de Artur Soares Dias: Fomos condicionados pelos amarelos mostrados pelo árbitro aos nossos jogadores e vimos que dois jogadores do Benfica não deviam ter terminado o jogo: o André Almeida devia ter visto o segundo amarelo e o Luísao também, no penálti que cometeu sobre o Aboubakar.
Foi a nota negativa numa grande noite do FC Porto, com uma vitória boa, mas que não representa mais do que três pontos. Falta muito campeonato, agora vamos pensar no Moreirense. Não há que tirar nenhuma conclusão nesta altura, afirmou o técnico espanhol, que se mostrou encantado com o apoio do público do Estádio do Dragão. A única forma de ganharmos títulos é assim, estando unidos em todos os momentos, finalizou.

Sem comentários: