12/05/15

A maior deusa do amor é portista


A Taça Arsenal é uma monumental obra de arte que só pode ser admirada no Museu FC Porto by BMG. É o maior troféu do Mundo atribuído em futebol, nasceu portuense, com genuína identidade de Dragão, e entrou no espólio portista há 65 anos.
Esta sublime relíquia perpetua a vitória (3-2) do FC Porto sobre os ingleses do Arsenal, no Estádio do Lima, em 6 de Maio de 1948, mas também conta uma história de amor. A ideia da criação da taça surgiu depois do jogo e partiu de um grupo de seis sócios portistas, reunidos em comissão pró-troféu. Foram lançados um concurso para apresentação de projectos e uma subscrição pública, à qual a grande família azul e branca respondeu apaixonadamente.
O registo dessa subscrição está exposto junto à Taça Arsenal, um conjunto de 2,80 metros de altura e cerca de 250 quilos de peso, projectado pelo arquitecto João Antunes e os escultores Martinho de Brito e Albano França, que se divide em duas partes: o ‘Escrínio’ (madeira, prata e vidros em cristal) e a ‘Taça da Vitória’ (ouro e prata). A execução das peças teve lugar na já desaparecida Ourivesaria Aliança, à Rua das Flores, no Porto, e custou cerca de 200 mil escudos (1.000 euros) – à época, uma fortuna.
No dia 21 de Outubro de 1949, a sede do FC Porto, então localizada na actual Praça General Humberto Delgado, recebeu a cerimónia de entrega. Além dos dirigentes portistas, como o presidente Miguel Pereira, estiveram presentes entidades civis, desportivas e militares. O Arsenal associou-se enviando uma bandeira oficial do clube.
Era vontade da comissão pró-troféu – José Moreira, Eloy Silva, Ivo de Araújo, Torcato Plácido, Eduardo Soares e Manuel Ferreira – realizar a cerimónia em espaço maior, mas foi decidido montar logo o conjunto em local considerado definitivo. A Taça Arsenal passou a dominar a Sala de Troféus da sede do FC Porto, sendo contemplada diariamente pelo público, em horário vespertino e nocturno, com excepção das noites de terças e sextas-feiras, dias de reunião dos órgãos sociais portistas.

Porto24.pt

Sem comentários: