Neste dia, o FC Porto deslocou-se até ao Estádio do Lima, muito próximo do seu reduto à época, e conquistou a maior vitória fora de casa da sua história. Na penúltima jornada do campeonato, na edição de estreia do atual formato, os portistas venceram o Académico FC por 12-1 com cinco golos de Costuras, quatro de Carlos Nunes, dois de António Santos e um de Reboredo. Dias depois, de regresso ao Campo da Constituição, os azuis e brancos de Mihály Siska empataram a três com o Benfica e confirmaram a conquista do primeiro dos 29 títulos nacionais nesta versão da competição.
NOTÍCIAS, REPORTAGENS, COMENTÁRIOS, CURIOSIDADES, MEMÓRIAS E MUITO MAIS SOBRE O MELHOR CLUBE DO MUNDO...
16/04/25
Dragões Diário 16-04-2025
O dia 2 da Operação Famalicão contemplou mais uma sessão de trabalho para o plantel principal no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, onde continua a preparar o compromisso que se segue, no Estádio do Dragão, relativo à 30ª jornada da Liga (sexta-feira, 18h). À semelhança da véspera, Marko Grujic, Vasco Sousa e William Gomes continuam a figurar no boletim clínico e indisponíveis para Martín Anselmi. A preparação para o desafio com os famalicenses prossegue daqui a pouco.
O FC Porto B, por sua vez, regressou ontem ao trabalho no Olival, onde deu início à preparação para a receção ao Chaves, que tem entrada livre para os sócios (sábado, 15h30). Após a folga que se seguiu ao empate em Oliveira de Azeméis, João Brandão orientou a primeira sessão de trabalho tendo em vista o duelo com os flavienses. Tiago Andrade, a contas com uma entorse no pé direito, juntou-se a Gonçalo Sousa no boletim clínico.
Mais logo, assim que o relógio marcar 21h (Porto Canal), a equipa de hóquei em patins entra em pista no Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira para defrontar a Juventude Pacense, um adversário que está a fazer uma grande época, como atesta o sexto lugar na tabela”. Ainda assim, Edu Lamas reconhece que não se pode vacilar nesta altura: Não temos margem de erro e precisamos dos três pontos. O Sporting está a um ponto de distância e será o adversário seguinte, por isso é que, para o espanhol, é imprescindível ganhar.
14/04/25
Aconteceu a 14 Abril 1940
Neste dia, o FC Porto recebia a Académica de Coimbra no Campo da Constituição, vencia por 6-0 e atingia uma marca que permaneceria como um recorde durante mais de 70 anos: 13 vitórias consecutivas na Liga. Foi preciso esperar por 2010/11 para esse registo ser superado. Na altura, entre 6 de novembro de 2010 e 1 de maio de 2011, foram 16 os triunfos sucessivos.
Dragões Diário 14-04-2025
Ao triunfo frente ao Casa Pia (1-0), em Rio Maior, seguiu-se um domingo de folga, mas o início da semana marca o regresso ao trabalho do plantel principal no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia. Esta tarde, os azuis e brancos vão dar início à preparação para o jogo com o Famalicão (sexta-feira, 18h), no Estádio do Dragão, a contar para a 30ª jornada da Liga. Por esta altura, Marko Grujic, Vasco Sousa e William Gomes são os únicos elementos indisponíveis para Martín Anselmi.
O FC Porto B até esteve a ganhar desde muito cedo, graças ao golo de Leonardo Vonić logo aos seis minutos, mas acabou por empatar diante da Oliveirense (1-1), no Estádio Carlos Osório, na 29ª jornada da Segunda Liga, na qual mantém a 16ª posição, com 29 pontos, menos um do que Paços de Ferreira e Portimonense. Com a receção ao Chaves no horizonte (sábado, 15h30), João Brandão falou do equilíbrio do campeonato, mas deixou uma garantia: Queremos lutar e ganhar os cinco jogos que faltam.
Na formação, os Sub-17 deram a volta ao Vitória SC (3-2), com golos de Francisco Fernandes, Filipe Silva e Duarte Cunha, e continuam a cinco pontos da liderança da fase final do Nacional de Juniores B, mas com um jogo a menos. Os Sub-15, por sua vez, já são líderes isolados da fase final do Nacional de Juniores C depois do triunfo caseiro perante o Belenenses (3-1). No feminino e no Olival, as azuis e brancas golearam o Merelinense (6-0), para o campeonato, com remates certeiros de seis jogadoras diferentes.
No Dragão Arena, a equipa de basquetebol não vacilou na receção ao Queluz, da 20ª e antepenúltima jornada da Liga, e triunfou por 93-80, embalada por uma primeira parte forte e por seis atletas a pontuarem na casa das dezenas. Max Landis (17 pontos) foi o melhor marcador do coletivo comandado por Fernando Sá, que destacou a etapa inicial bastante conseguida e lamentou o facilitismo em alguns momentos do encontro. Com o Benfica a dois pontos de distância, no próximo sábado (18h) há jogo em casa da Ovarense.